A umbanda é.

Umbanda é uma Religião composta de elementos divinos: Orixás e Guias ;  elementos doutrinários: linhas de atuação, reencarnação, lei do  Karma, atuação e direcionamento dos médiuns, assistenciados e guias ; elementos místico: a forma de atuação dos Orixás e Guias; princípios: amor, caridade, respeito ao próximo e fé ; rituais: abertura e fechamento das sessões, pontos cantados e feituras. 

 

 

 

 

Origem da Umbanda

Diz a versão que Zélio Fernandino de Moraes, em 15 de novembro, acometido de doença misteriosa, teria sido levado a Federação espírita de Niterói e, em determinado momento do trabalho das sessões espíritas manifestaram-se em Zélio espíritos que diziam ser um índio e um escravo. O dirigente da mesa pediu que eles se retirassem, por acreditarem que eram espíritos atrasados(sem doutrina). Mais tarde, naquela noite, os espíritos se nomearam Caboclo das Sete encruzilhadas e Pai Antônio. Como foram tratados com hostilidade. Essas entidades resolveram iniciar uma nova forma de culto, em que qualquer espírito pudesse trabalhar.

No dia seguinte, 16 de novembro de 1908 essas entidades começaram a atender na residência de Zélio todos que necessitavam, e, fundaram a Tenda Espírita Nossa Senhora Da Piedade.

Essa nova forma de religião inicialmente chamada de Alamanda, mas acabou sendo chamada de Umbanda. Uma religião sem preconceitos que acolheria todos os que procurassem: encarnados e desencarnados.  

               

Nossa Gratidão

 
A Zélio Fernandino de Moraes   

Fundou a Umbanda em 1908 no Distrito de Neves em São Gonçalo - RJ
 

 

 

 

By: João Pedro

 

 

Tipos de Ramificações da Umbanda.

Umbanda Popular: Que era praticada antes de Zélio e conhecida como macumbas ou Candomblés de Caboclos; onde podemos encontrar um forte sincretismo.

Umbanda Tradicional: Oriunda de Zélio Fernandino de Moraes.

Umbanda Branca ou de mesa: Nesse tipo de Umbanda , em grande parte, não há culto aos Orixás, nem trabalho com Exús e Pombas-Giras, ou a utilização de elementos como os atabaques, imagens, bebidas e fumo. Essa linha doutrinárias se prende mais aos trabalho com Caboclos, Preto-Velhos e Crianças. Também podemos encontrar a utilização de livros espíritas como fatores doutrinários.

Umbanda Umolokô: Trazida da África pelo Tatá Tancredo da Silva Pinto, Onde encontramos um misto entre o culto dos Orixás e o trabalho direcionado aos guias.

Umbanda Traçada ou Umbandomblé: Onde existe uma diferença em Umbanda e Candomblé, mas o mesmo sacerdote hora vira para candomblé, hora vira para Umbanda em sessões diferenciadas. Não é feito tudo ao mesmo tempo. As sessões são feitas em dia e horas diferentes.

Umbanda Esotérica: É diferenciada entre alguns seguimentos oriundos de Oliveira Magno Emanuel Fespo e o W.W. da Mata(mestre Ycapany),em que intitulam a Umbanda com a Aumbhadam."Conjunto d leis divinas"

Umbanda Iniciática: É derivada da Umbanda Esotérica e foi fundamentada pelo Mestre Rivas Neto(Escola de Síntese conduzida por Yamunisidaha Arhapiagha), onde há a busca de uma convergência doutrinária (7 ritos), e o alcance do Ombhandhum, o Ponto de Convegência e Síntese. Existe uma grande influência Oriental, principalmente em termos de mantras indianos e utilização do sancristo.

Umbanda de Caboclo: InfluÊncia da cultura indígena brasileira com seu foca principal nos guias conhecidos como "Caboclos"

Umbanda de Preto-Velhos: InfluÊncia da cultura africana, onde podemos encontrar elementos sintéticos, o culto aos Orixás,e onde o comando é feito pelos Preto-Velhos.

Outras formas: Outras formas existem, mas não tem nome apropriado para ser colocado depois da palavra umbanda. 

 

 By: João Pedro

   

Deus o único Superior

Deus  em sua benevolência e em sua força emana de si, através dos Orixás e dos Guias(espíritos desencarnados) transmite seu Amor, auxilando os seres humanos em sua caminhada para elevação espiritual e intelectual.

Também pode se encntrar em alguns Centros Espíritas com o nome de Zambi, mas não se engane Zambi significa Deus Em dialeto Africano.

 

 

O Culto Umbandista

A Umbanda tem como lugar de culto o templo, terreiro ou centro, que é o local onde os Umbandistats se encontram para a realizção dass Giras.

O chefe do culto no Centro é o Sarcedote ou Sacerdotisa(tabém chamados de Bá ou Babá, diretor do culto, mestre ou pai e mãe de Santo) . São normalmente os médiuns mais antigos que coordenam  as sessões\giras que irão incorporar os guias-chefes.

No culto há os médiuns que incorporam. Há os atabaqueiros(ou Ogans), que transmitem a vibração da espiritualidade superior por vias dos atabaques, sendo muitas das vezes responsáveis pela harmonia da gira. E tabém há os corimbas, que são encarregados de comandar os cânticos e as cambonas são encarregadas de atender as entidades.

As entidades podem ser: Linhas de direita (os iluminados): Pretos-Velhos, Caboclos, Ciganos, Boiadeiros, Mineiros, Crianças, Marinheiros, Bainos e Orientais. Ou podem ser de esquerda:(espíritos guardiões): exús, Pomba Girs e Malandros.

 

 

 

By: João Pedro

 

Contacto

Fale Com O Administrador Na Opção Fale Conosco.

Procurar no site

Contador de Visitas !!

 

  1 Usuário Online

 

© 2008 Todos os direitos reservados. Site By: Jσãσ ρєdяσ

Site gratuito Webnode

By: Jσãσ ρєdяσ